Saiba mais sobre Projeto de Terraplenagem e Drenagem

Toda e qualquer tipo de obra necessita da orientação, acompanhamento e aprovação de um profissional competente, que
garantirá o sucesso e ótimos resultados ao final do processo. No caso de obras de terraplenagem, também conhecidas como escavações e aterros, é imprescindível seguir um projeto geométrico e geotécnico, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que garante a execução da Lei e a habilitação de providencias para promover a segurança em casos de deslizamento dos taludes, recalques dos aterros, assim como os aspectos hídricos quanto à erosão, infiltração e assoreamentos.

O engenheiro Civil, normalmente responsável por obras de todos os tipos, deve se atentar a questões referentes aos crimes TERRAPLAGE-580458-med[1]ambientais que, infelizmente, estão intimamente ligados aos projetos de terraplenagem.  Para isso, o projeto geotécnico tem de passar por análises a mapas geológicos e geotécnicos, no qual estuda profundamente o ambiente que será trabalhado. Outra técnica de processo importante é a realização de sondagens a trado, percussão, coletas de amostras e ensaios de laboratório de solos.

Quando falamos de aterros deve-se lembrar sobre as normas de controle tecnológico da ABNT NBR-5681 que exigem procedimentos específicos no atendimento do grau de compactação e desvio de umidade dos aterros de modo que atendam todas as propriedades de engenharia (resistência, compressibilidade e permeabilidade) que deveriam compor o dimensionamento geotécnico de projeto.

Vale ressaltar que as etapas, fases e seqüência das obras de terraplenagem e drenagem superficial precisam ser planejadas, verificadas e ajustadas durante sua execução, para minimizar problemas comuns, por exemplo, de deslizamentos de solos, as erosões e assoreamentos, especialmente em períodos chuvosos, que são comumente no verão. Outros aspectos problemáticos acontecem em solos colapsivos e expansivos, que são geralmente negligenciados e acarretam problemas geotécnicos se não identificados, diagnosticados e tratados geotecnicamente.

A biogeotecnia representa soluções efetivas que envolvem agronomia e engenharia civil, conferindo resistência temporal aos solos em superfície e também com estabilidade aos solos superficiais durante as chuvas. Ainda, vale ressaltar que promovem soluções de solos reforçados em corte e aterros. Já as obras de terraplenagem em vias públicas que recebem pavimentos, é importante prepará-las adequadamente a modo que seu custo e benefício sejam satisfatórios para todos os envolvidos, incluindo a durabilidade do pavimento para o tráfego.

Sobre a Dýnamis Engenharia Geotécnica: é uma empresa de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica, única com dois laboratórios para estudos do solo, atuante há mais de 20 anos no mercado e com 1200 contratos já concluídos. Fundada e com a administração de Mauro Hernandez Lozano – um dos maiores especialistas em Geotecnia no Brasil –, possui diferenciais importantes para garantir resultados acima do esperado e com garantia de satisfação plena para todos os tipos e portes de projetos. Entre as prestações de serviços é consultora de órgãos como CDHU, Cohab, DER, Sabesp, PMSP e empresas como Maccaferri, Falcão Bauer, Concremat, Camargo Corrêa, entre outras. Ainda, com vasta experiência e expertise em atuar com projetos de geotécnica, a empresa oferece soluções de maneira rápida, segura, econômica e eficaz aos seus clientes.

Sobre Mauro Hernandez Lozano: é Engenheiro Civil (Universidade Mackenzie, 1977), com cursos de Pós-Graduação e Extensão (EPUSP, 1978/1980) na área de Mecânica dos Solos, Obras de Terra e Fundações. É especializado em Geotecnia e Fundador da Dýnamis Engenharia Geotécnica. Também, é Ex-Diretor-Técnico e Vice-Presidente, em duas gestões, do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU); da Associação Brasileira de Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG); Professor de Geotecnia durante 25 anos na Universidade Mackenzie; e Consultor Técnico do Ministério Público (MP).

Texto: JCG Comunicação

Jornalista Carina Gonçalves

 

Deixe uma resposta