Mauro Lozano ministrará curso de Soluções em Contenção – Muros de Arrimo e Deslizamentos

As aulas acontecem nos dias 21 e 22 de setembro de 2012

O curso tem o objetivo de apresentar os procedimentos técnicos para solução de problemas de contenção muros de arrimo e deslizamentos em uma linguagem adequada aos profissionais de engenharia e arquitetura, como também outros profissionais que de alguma forma, estão envolvidos com o assunto.

O curso abordará desde a contratação até o acompanhamento de obras, de modo a desenvolver no profissional um espírito crítico construtivo, no desenvolvimento das atividades relacionadas com a engenharia geotécnica, fornecendo-lhes uma excelente ferramenta de trabalho.

Serão apresentadas as práticas de projeto, execução e controle tecnológico de obras de fundações e contenções, incluindo as sondagens no terreno e toda documentação necessária para melhoria da segurança e qualidade destes tipos de obras.

Conteúdo Programático
1. Procedimentos

– O Problema
– As Investigações
– A Solução e o Projeto
– Acompanhamento Técnico de Obra
– Avaliação de Desempenho

  1. Investigações Geológico-Geotécnicas (IGG)
    – Mapas
    – Sondagens a Percussão
    – Coleta de Amostras
    – Ensaios de Laboratório
  1. Soluções para Desníveis

3.1. Informações Necessárias
– Levantamento Planialtimétrico Cadastral (LPAC)
– Investigações Geológico-Geotécnicas (IGG)

3.2. Tipos
– Taludes
– Muros de Arrimo
– Aterros com Reforço
– Solo Grampeado
– Cortina de Concreto Atirantadas

3.3. Modelos de Cálculo

3.4. Informações de Projetos

3.5. ATO e Avaliação de Desempenho

  1. Referencia Bibliográfica

Palestrante – Eng. Mauro Hernandez Lozano
Engenheiro Civil pelo Mackenzie (1977) com Pós-Graduação e Extensão na EPUSP (1978/1980) na área de Mecânica dos Solos, Obras de Terra e Fundações. Foi responsável técnico de diversas Campanhas de Investigações Geotécnicas de Campo e Laboratório.

Na sua atuação como Engenheiro Geotécnico entre os principais trabalhos realizados destacam-se as áreas de Barragens e Obras Hidráulicas, Saneamento e Proteção Ambiental, Projetos Industriais e de Edificações, Estradas, Vias e Acessos, Loteamentos e Conjuntos Habitacionais.

Dentre as Atividades Desenvolvidas, destacam-se estudos de percolação d’água, estudos de estabilidade de taludes (aterro e cortes) e encostas, sistemas de drenagem superficial e subterrânea, projetos de proteção superficial contra erosão, reforços de taludes e de fundações de edifícios e em solos moles, projetos de terraplenagem, infra-estrutura ferroviária, pisos industriais, pavimentação, aterros de ponta e hidráulicos, definição de dispositivos de controle de percolação pela fundação e pelo maciço de barragens, projetos de instrumentação, sistemas de rebaixamento do lençol freático, cálculos de tensões em muros de arrimo, canalizações e bueiros, travessias por processos destrutivos e não-destrutivos, estudos de túneis e escavação a céu aberto, especificações técnicas, métodos e etapas construtivas e critérios de projetos, medições e pagamento.

Participou de diversos congressos e seminários, Publicou Trabalhos no XIII Seminário de Grandes Barragens, Rio de Janeiro, 1980; no III Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia, Camboriú, SC, 1981; Symposiumn Weak Rock, Tóquio, 1981;no Simpósio da Bacia do Alto Paraná, São Paulo, 1983.

Participa de Associações Técnicas como: ABMS, ABGE, CBGB, IDU (Diretor Técnico). É sócio Fundador, ex-vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Projetos e Consultoria de Engenharia Geotécnica – ABEG.

Sócio presidente da Dýnamis Engenharia Geotécnica especialista nesta em deslizamentos de taludes, contenções e muros de arrimo dentre outros assuntos referentes a engenharia geotécnica.

Data
21 e 22 de setembro de 2012
Sexta-feira, das 19h às 23h
Sábado, das 9h às 18h

Carga Horária
12 horas

Local
YCON – Formação Continuada
Rua Fidalga, 27 – Vila Madalena – São Paulo – SP

Para inscrições e informações, entrar em contato com Isabel Madeira –bel@dynamisbr.com.br

Descontos Especiais
10% de desconto:
Profissionais em grupo de duas pessoas.
20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.

Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se tanto ao preço à vista como às parcelas.Valores especiais para grupos acima de três pessoas. Consulte.

Incluso no valor da inscrição
1) Material didático completo;
2) Serviço de coffee-breaks;
3) Emissão de certificados.

Formas de Pagamento
1) Depósito Bancário;
2) Cartão de Crédito VISA, Mastercard ou Diners;
3) Cartão de Débito RedeShop, Visa Electron ou MasterCard Maestro;
4) Boleto Bancário*;
5 ) Cheque.

Conheçam nossas mídias sociais:

Facebook; Orkut e LinkedIn: Dýnamis Engenharia Geotécnica / Twitter: @maurody

Blogs: http://engenhariageotecnia.blogspot.com.br

http://dynamisengenhariageotecnica.blogspot.com.br

Sobre a Academia Dýnamis Engenharia Geotécnica: é uma empresa de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica, única com laboratório para estudos do solo, atuante há mais de 20 anos no mercado e com 1200 contratos já concluídos. Fundada e com a administração de Mauro Hernandez Lozano – um dos maiores especialistas em Geotecnia no Brasil –, possui diferenciais importantes para garantir resultados acima do esperado e com garantia de satisfação plena para todos os tipos e portes de projetos. Entre as prestações de serviços é consultora de órgãos como CDHU, Cohab, DER, Sabesp, PMSP e empresas como Maccaferri, Falcão Bauer, Concremat, Camargo Corrêa, entre outras. Ainda, com vasta experiência e expertise em atuar com projetos de geotécnica, a empresa oferece soluções de maneira rápida, segura, econômica e eficaz aos seus clientes.

Sobre Mauro Hernandez Lozano: é Engenheiro Civil (Universidade Mackenzie, 1977), com cursos de Pós-Graduação e Extensão (EPUSP, 1978/1980) na área de Mecânica dos Solos, Obras de Terra e Fundações. É especializado em Geotecnia e Fundador da Dýnamis Engenharia Geotécnica. Também, é Ex-Diretor-Técnico e Vice-Presidente, em duas gestões, do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU); da Associação Brasileira de Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG); Professor de Geotecnia durante 25 anos na Universidade Mackenzie; e Consultor Técnico do Ministério Público (MP).

 

Deixe uma resposta