Aterro de Alta Performance (AP) parte 6 – Empresa de Terraplenagem

A empresa executora de terraplenagem que adotará Aterro de Alta Performance (AP), estará diante de uma obra mais segura, onde seus riscos diminuirão significativamente, pois poderá desenvolver mais a sua equipe,

reduzir os custos com as perdas e agregar valor à sua obra junto ao cliente e à sociedade.2qi75kz[1]

O empreiteiro de terraplenagem poderá expor seu novo produto “Aterro de Alta Performance”, com todos os predicados expostos nesta série de artigos, englobando cada tipo de obra abordada, mostrando as suas vantagens.

No caso da empresa de terraplenagem que adotar o Aterro de Alta Performance o benefício com nossa proposta será de mitigação de perdas, pois terá melhoria da produtividade, diminuição de reexecução de serviços, redução dos processos de erosão, assoreamentos e crimes ambientais (invasão de área de proteção ambiental – APP). Assim sua obra é valorizada com um produto diferenciado que trará maior rentabilidade e visibilidade.

E, no caso do cliente final o benefício, apesar de ocorrer de forma grandiosa, não será facilmente percebido. Assim, cabe-nos apresentar estudos técnico-econômicos comparativos para conjuntamente com cliente escolhermos a melhor solução para os aterros.

mhq4w[1]

Muitos dos serviços necessários no projeto de Aterro de AP podem e devem ser realizados pelo executor dos aterros. Isto, além de desenvolver as equipes de escritório e campo, trará uma conscientização das consequências sobre os processos de execução e controle.

Esta conscientização se dará através do conhecimento dos problemas existentes em obras de aterro e suas consequências, e acarretará na maior capacitação da equipe resultando na identificação prévia destes problemas, evitando-os ou atenuando-os.

O que se propõe nas Especificações Técnicas (ET) e no Controle Tecnológico (CT) de Aterro AP objetiva realização de um produto bem melhor com praticamente o mesmo custo.

2ly1zic[1]A implantação deste sistema, em uma empresa de terraplenagem, necessitará de mudanças tanto maiores quanto maior a necessidade de melhorar o produto e, consequentemente, maior serão os resultados na: produtividade, qualidade e rentabilidade. Além, de melhoria no marketing, comercial e valorização da equipe e empresa.

Aos interessados em implantar a execução do sistema de Aterro de Alta Performance (AP) recomendamos contratar uma empresa de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica para assessorá-lo.

2qv9mon[1]O processo de implantação deve ser composto por um conjunto de procedimentos que engloba as áreas comerciais, administrativas e técnicas, e envolve o pessoal do escritório e campo. O foco será aumento de produtividade, competência, e redução de custos (com perdas) e riscos.

A idéia principal é melhorar a capacitação da empresa e sua equipe mostrando as vantagens do enfrentamento dos problemas não conscientizados.

Vamos procurar externar algumas perdas tidas como inevitáveis, mas que na verdade podem ser reduzidas barbaramente.
fyl3wi[1]Uma delas é inerente ao processo de paralisação das obras de terraplenagem ocasionada por chuvas, e consequentes erosões e assoreamentos. São incríveis as perdas neste processo.

O Aterro de Alta Performance trará em contrapartida, melhorias no processo ainda mais incríveis, pois a obra não terá paralisação por períodos prolongados como observamos e consequentemente haverá redução de erosões e assoreamentos.

A obra de terraplenagem no Aterro AP será planejada por setores / etapas, com a devida drenagem e proteção superficial, constante e dinâmica, atendendo às necessidades do dia a dia. Assim as medidas preventivas para o caso de chuvas sempre estarão na cabeça da equipe e o terrapleno estará preparado para este evento. Nunca uma obra de terraplenagem deve “dormir” despreparada para receber uma chuva noturna.

qstrwl[1]

Notamos nas especificações para obras de pavimentação a prática do termo manejo ambiental, que denominamos de obras provisórias de drenagem e proteção superficial.

Estas obras fazem parte integrante das especificações técnicas dos Aterros AP, assim como uma atitude constante da equipe de campo no dia a dia,que deve ter a devida orientação do engenheiro responsável pelo ATO, de forma constante e dinâmica.

Sei que nossos leitores mais experientes estarão dizendo que isto é impossível. Mas, a estes, queremos afirmar que muitas coisas um dia consideradas impossíveis tornaram-se realidade, motivadas por circunstâncias que não cabem neste texto.

4k71vn[1]

Assim, queremos reforçar que é possível, que pesem as incríveis dificuldades que temos ao lidar com vícios e costumes arraigados.

E, o mais importante está no fato de que os pioneiros geralmente se saem muito bem com seus investimentos e idéias por estarem na vanguarda de um novo produto.

Ressaltamos que no caso presente trata-se apenas de abordar uma técnica reconhecida como correta e principalmente zelar pelo meio ambiente, visto que, em função da prática mal empregada e ou as circunstâncias que ela foi empregada, suas conseqüências poderão ser consideradas como crime ambiental.

91jdvk[1]O Aterro de Alta Performance é lucrativo, vantajoso, ambientalmente necessário e trata-se da boa prática nas obras de terraplenagem.

O sistema foi corrompido por décadas de escassez de trabalho, canibalismos nas concorrências, degradação da engenharia especializada neste tipo de obra e a novas empresas mal preparadas que surgiram de forma oportuna para atender a um sistema econômico e socialmente despreparado para um enfrentamento de uma forma mais justa a todos, inclusive os próprios empreiteiros bem intencionados.

O que aconteceu foi uma decadência da boa prática guiada pela sobrevivência e lucratividade a qualquer preço. Nada que não possa ser revertido para o bem da sociedade.

Eng. Mauro Hernandez Lozano

 

Deixe uma resposta