Muro de arrimo – solução prática para atender projetos de todas as espécies

Qualquer projeto e obra de terraplenagem em que se façam cortes, desníveis de terra e aterro, sempre há a necessidade projetos de muro de arrimo.

Quando se faz terraplanagem em áreas pequenas ou grandes, tirando os desníveis destas áreas, nos termos de engenharia civil, esses processos são conhecidos como Taludes. Como exemplos, podemos ilustrar tais obras com as paisagens inclinadas que temos em estradas e morros, aos quais os taludes são representados como grandes escadas, em que há espaçamentos grandes entre um degrau e outro.

Em áreas que em que não há espaços para a criação destas ‘escadas’ de Talude como, por exemplo, em aeroportos, Muro_de_Ar-341234-medshoppings, quadras, centros de distribuições (platôs/galpões de magazines, alimentícios, têxtil, mobiliários, etc.) os engenheiros civis realizam um projeto diferente conhecido como Muro de Arrimo, mais resistente e sólido para comportar estruturas verticais de longa escala e evitar transtornos e tragédias posteriores.

E os trabalhos de terraplanagem são frequentes em todas as cidades, pois é por meio delas que se abrem novas estradas, ruas, estacionamentos, estruturas para obras de fundações, entre tantas outras que precisam de alinhamento de espaços.

Para garantir o sucesso desses projetos, em especial de muros de arrimo, estes devem ser projetados e executados de acordo com as boas práticas de engenharia geotécnica e atender as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O que infelizmente nem sempre é seguido em algumas obras e como resultado vemos quedas de muros, barreiras e tantas outras catástrofes que, às vezes, não são oriundas da mãe natureza e sim da falta de consciência humana.

Vale lembrar que os custos de muro de arrimo são proporcionais ao investimento, pois quando saem de acordo com seu objetivo inicial, podem durar décadas sem a necessidade de manutenção. E as boas práticas de geotécnica estão ligadas essencialmente à questões de sondagem de solo, coletas de amostras e ensaios de laboratórios para a verificação da resistência do solo e posteriormente para que o profissional responsável (engenheiro civil) possa dimensionar e adequar a obra de Muro de Arrimo. Em outras palavras, trabalhar com empresas idôneas  é a melhor solução para evitar problemas futuros.

E a Dýnamis Engenharia Geotécnica é uma as melhores empresas que estão disponíveis no mercado, atualmente. Para conhecer mais, acesse: www.dynamisbr.com.br

Texto: JCG Comunicação

 

Deixe uma resposta