Aterros sobre Solos Moles
Objetivo:
O curso tem o objetivo de apresentar os procedimentos técnicos de projeto e execução de obras de aterro sobre solos moles direcionado aos profissionais e empreendedores envolvidos com engenharia geotécnica.
O curso abordará desde a contratação dos serviços até o acompanhamento de obras, de modo a desenvolver nos interessados um espírito crítico construtivo, no desenvolvimento das atividades relacionadas a este tipo de obra
Serão apresentadas as práticas de projeto geotécnico assim como de execução, incluindo desde topografia, investigações geotécnicas até a locação e fiscalização das obras de aterros, drenos para aceleração de recalque, instrumentação e toda documentação necessária para melhoria da segurança e qualidade destes tipos de obras.
O enfoque será predominante na origem dos problemas que acarretam as patologias tais como: recalques, deslizamentos. Assim como apresentadas medidas e soluções para minimizar e solucionar estes problemas, bem como questões construtivas como aterros de sobrecarga, instrumentação, drenagem interna, execução dos aterros, e etc.
Conteúdo Programático
– Método Trilógico Integral
– Introdução sobre solos moles
– Caracterização do problema
– Coleta de amostras Shelby
– Qualidade das amostras
– Caracterização Geológico-Geotécnica
– Levantamento planialtimétrico cadastral
– Sondagens e ensaios de laboratório e campo
– Projeto geométrico
– Execução de aterros sobre solos moles
– Tratamentos em solos moles
– Recalques de aterros
– Estabilidade de taludes
– Especificações técnicas
– Controle Tecnológico e Critérios de Aceitação
– Instrumentação
– Apoio Técnico das Obras (ATO)
– Referência Bibliográfica
Segue abaixo lista dos cursos da Academia Dýnamis
1 – Problemas Geotécnicos
2 – Mecânica dos Solos
3 – Sondagens e Ensaios
4 – IGG
5 – Ensaios 1 – SPT
6 – Ensaios 3 – PGG e Parâmetros de Projeto
7 – Terraplenagem
8 – Aterros sobre Solos Moles
9 – Soluções em Contenções
10 – Solo Grampeado
11 – Controle Tecnológico
12 – Muro de Arrimo em Aterro Reforçado
13 – Fundações de Edificação
14 – Pavimentação
15 – Barragens