NOTAS E CURTAS:

COBRAMSEG 2012

Entre os dias 15 e 18 de setembro de 2012 acontece o XVI Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica – COBRAMSEG, em Porto de Galinhas, Pernambuco.

E como não poderia ser diferente, o engenheiro civil Mauro Hernandez Lozano, que busca sempre conhecer o que há de mais moderno e atual nas áreas de engenharia e geotecnia, estará presente no evento para conferir de perto quais são as novas tendências e discussões sobre temas como, por exemplo, “Solos Moles Urbanos – Propriedades e Soluções”; “Investigação de Campo”, “Investigação de Laboratório”; “Solos não Saturados”, entre outros tópicos. Mais informações sobre o congresso, clique aqui.

FEIRAS E EVENTOS

O projeto brasileiro “Cidade Inteligente Búzios” está na lista dos dez mais inovadores do mundo em infraestrutura urbana e é considerado como a um dos maiores desafios do século XXI, que engloba qualidade de vida e sustentabilidade urbana.  Entre todos os projetos apresentados, o Brasil ofereceu dez entre o total dos 100 selecionados. Esta foi a segunda edição do relatório sobre infraestrutura nas cidades mundiais. Na primeira, divulgada no ano passado, o Brasil entrou com seis projetos – um deles, o do trem de alta velocidade, que ligará os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, apareceu também entre as dez principais iniciativas globais e todos podem estar ligados as futuras obras para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Os outros projetos inspiradores listados no relatório são os de Acesso pelo Lado Leste, da cidade de Nova York, na categoria mobilidade urbana; Corredor Industrial Delhi-Mumbai, na Índia, em conectividade global; Desenvolvimento Regional de Oresund, Dinamarca e Suécia, sobre recuperação urbana; Universidade Princess Nora Bint AbdulRahman para Mulheres, de Riad, capital da Arábia Saudita, que trata de educação; Royal London Hospital, de Londres, sobre saúde; Planta de Dessalinização Tuas II, de Cingapura, relativo à água; Cidade Ecológica de Tianjin, Tianjin, da China, sobre cidades novas e ampliadas; Sistema de Esgoto em Túneis Profundos, de Kranji para Changi, de Cingapura, que trata de reciclagem e gerenciamento de resíduos; e Projeto de Cabo do Briocs, da África do Sul e Ilhas Maurício, sobre infraestrutura de comunicações.

Deixe uma resposta