A importância de participar de cursos livres de Engenharia Civil Geotécnica

Atualmente o diploma universitário, pós-graduação e mestrado não são mais suficientes para qualificar e fazer do profissional
um dos melhores e mais competentes no mercado de sua atuação. Hoje, é necessário que todos se empenhem e busquem conhecimento contínuo para que possuam diferenciais e atributos que o façam destaque frente à concorrência. Esta é uma das propostas da Academia Dýnamis, que oferece qualificação para estudantes, técnicos e profissionais de diversas áreas e setores a fim de temas de Engenharia Civil, Agronomia, Meio Ambiente, Arquitetura, entre outros segmentos.

Este é um tema polêmico e necessário de ser discutido, uma vez que as exigências estão cada vez mais intensas para cada enquete-272527-med[1]função e tarefa a ser exercida dentro da empresa, que vai do estagiário ao presidente da empresa. Como exemplo, o engenheiro civil e geotécnico Mauro Hernandez Lozano ressalta que após 10 anos de treinamentos técnicos oferecidos para e engenheiros na área civil geotécnica, percebe que a necessidade crescente da qualificação contínua se deu por conta do desenvolvimento econômico na construção civil.

E para acompanhar este crescimento é importante que o profissional se coloque à frente de seus concorrentes por meio de estudos e especializações. Do contrário, será passado para trás e continuará na mesma função por tempo indeterminado. Perfil este que é facilmente encontrado por conta da ignorância (de ignorar) de ceder ao novo, de deixar para amanhã a busca por novas oportunidades de conhecimento e até mesmo por preconceito de aceitar inovações.

Um dos maiores obstáculos para as empresas, ainda nos dias de hoje, é encontrar mão de obra qualificada e não estamos falando de pessoas que atuam, por exemplo, no chão de fábrica. Há uma grande lacuna em áreas de profissionais com diplomas universitários, pós-graduandos, entre outras funções de executivos, que por algum motivo, não consegue desenvolver suas funções plenamente e deixaram de lado a atualização profissional. Uma pena, pois ninguém, independente de grau de escolaridade ou cargos deveria deixar de estudar no decorrer da vida.

 A qualificação sólida, com base em estudos contínuos torna o profissional apito para enfrentar qualquer dificuldade e obstáculos, em especial na área de engenharia civil, como em atividades geotécnicas a contento das necessidades técnicas e de mercado, que precisa cada vez mais de pessoas gabaritadas, que investem em treinamentos e cursos extras para melhorar seu desempenho e ampliar o conhecimento técnico, assim como novas e melhores soluções para empresas e projetos de inúmeras complexibilidades.

Sendo assim, será possível encontrar soluções rápidas para problemas corriqueiros da área de engenharia civil como deslizamentos, rupturas e colapsos, que necessitam da engenharia geotécnica, que é possível de ser compreendida em cursos livres e treinamentos contínuos. Vale destacar que o enfoque dos cursos contínuos, especialmente os oferecidos pela Academia Dýnamis, é promover a integração dos conhecimentos da engenharia civil geotécnica com os da psicopatologia focado nos erros humanos e suas conseqüências para o individuo e sociedade. Trata-se de trazer uma nova visão da origem dos problemas de engenharia geotécnica aplicados a soluções práticas, reais e possíveis com custo baixo.

Ainda, segundo Lozano, os cursos têm como finalidade trazer aos alunos uma condição de um empreendedorismo contínuo motivando-os a procurar um lugar na sociedade (carente destes profissionais) encaixando-os nas empresas existentes e ou até criar sua própria empresa, com base em aprendizados adquiridos, o que é possível.

Por tal, ressaltamos a importância do profissional, estudante e técnicos em atuação se manterem sempre atualizados, em busca de novas e contínuas informações sobre o seu mercado de atuação, assim como promover por meio dos estudos e das análises em cursos livres a busca por soluções diferenciadas para oferecer aos seus clientes e empresas as quais trabalham, novidades e soluções rápidas.

Sobre a Dýnamis Engenharia Geotécnica: é uma empresa de Projetos e Consultoria em Engenharia Geotécnica, única com dois laboratórios para estudos do solo, atuante há mais de 20 anos no mercado e com 1200 contratos já concluídos. Fundada e com a administração de Mauro Hernandez Lozano – um dos maiores especialistas em Geotecnia no Brasil –, possui diferenciais importantes para garantir resultados acima do esperado e com garantia de satisfação plena para todos os tipos e portes de projetos. Entre as prestações de serviços é consultora de órgãos como CDHU, Cohab, DER, Sabesp, PMSP e empresas como Maccaferri, Falcão Bauer, Concremat, Camargo Corrêa, entre outras. Ainda, com vasta experiência e expertise em atuar com projetos de geotécnica, a empresa oferece soluções de maneira rápida, segura, econômica e eficaz aos seus clientes.

Sobre Mauro Hernandez Lozano: é Engenheiro Civil (Universidade Mackenzie, 1977), com cursos de Pós-Graduação e Extensão (EPUSP, 1978/1980) na área de Mecânica dos Solos, Obras de Terra e Fundações. É especializado em Geotecnia e Fundador da Dýnamis Engenharia Geotécnica. Também, é Ex-Diretor-Técnico e Vice-Presidente, em duas gestões, do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU); da Associação Brasileira de Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG); Professor de Geotecnia durante 25 anos na Universidade Mackenzie; e Consultor Técnico do Ministério Público (MP).

 

Texto: JCG Comunicação

Jornalista Carina Gonçalves

Deixe uma resposta